Cansado de não se sentir produtivo? Sente que está perdendo tempo e que poderia trabalhar melhor? Aprenda a ser produtivo no trabalho com nosso artigo e aumente as suas chances de ser promovido ou de ganhar mais.

Ser produtivo não tem a ver só com o alcance de metas, mas também tem relação direta com o bem-estar pessoal, pois sendo mais eficiente, a pessoa tem mais tempo livre para o lazer, para viajar e para fazer outras atividades. 

Segundo uma pesquisa da empresa Reclama.ai, somente 12% dos funcionários são continuamente produtivos por um período de seis horas ou mais, onde apenas metade do tempo é usado para trabalhar realmente. 

Isso significa dizer que poucas pessoas sabem como se manter produtivas no trabalho por um bom período de tempo. Muitas vezes, outras ocupações menos importantes tomam nossa atenção e impedem uma boa eficiência. Por isso, é importante se aprofundar no tema. 

Para se sair melhor no trabalho é preciso entender o que é a produtividade, sua importância e as ferramentas necessárias para uma ação produtiva. 

Como ser mais produtivo no trabalho: o que é produtividade?

ser produtivo no trabalho

Antes de entender como ser mais produtivo no trabalho, é preciso saber o que é a produtividade. 

Uma definição clara é: “Conseguir melhores resultados usando menos recursos e menos tempo.” Ou seja, uma pessoa produtiva é aquela que, em relação às outras, alcança resultados iguais ou melhores com menos tempo e recursos. 

Fica claro que produtividade tem a ver com tempo também. Quanto menos tempo para se produzir um resultado, mais eficiente é o processo.

Devido à velocidade e à quantidade de informação, temos a percepção de que o tempo passa de maneira mais veloz. Mas isso é apenas uma impressão. O fato é que não gerimos bem o nosso tempo e sentimos que não estamos no controle.

Muitas pessoas acham que ser produtivo é trabalhar mais, às vezes, prejudicando o próprio bem estar. Mas, isso é falso e prejudicial, como mostra uma pesquisa da Slack. Pessoas que levam trabalho para depois do expediente tendem a ter menos eficiência em até 20% a menos daquelas que se desconectam totalmente depois do trabalho. 

Isso acontece, pois se coloca o cumprimento de atividades profissionais acima da saúde mental, da saúde física, da família, do lazer, etc. O que é sustentável por um período curto. A longo prazo isso diminui a motivação e energia do trabalhador, o que inevitavelmente diminui a produtividade.

Uma coisa interessante da pesquisa é que as pessoas que se sentiam pressionadas a continuar o trabalho depois do expediente relataram estresse e outros problemas. Agora, as pessoas que trabalhavam mais por escolha ou por objetivos maiores, não sentiam o mesmo cansaço. 

Isso significa que o “como” você encara o trabalho é importante. Se for algo que você faz só por obrigação e por pressão externa, você provavelmente não conseguirá continuar por muito tempo. Porém, se tiver um objetivo claro, um sentido que te motive, as coisas mudam completamente. 

Por isso, para uma boa produtividade no trabalho é importante aprender a ter um domínio sobre o tempo, nossas energias e recursos e sobretudo entender o porquê das nossas ações. 

Produtividade no trabalho: ser mais organizado

Segundo a revista britânica Economist, hoje, muitas pessoas sofrem de um problema: time poverty, ou pobreza de tempo. É um problema, por contraditório que pareça, não do tempo disponível, mas da forma como as pessoas o percebem, ou seja, como escasso e volúvel. 

Para furar a barreira da percepção do tempo como fugaz e ser produtivo, é preciso, antes de tudo, se organizar e adquirir clareza nas ações. 

Ser uma pessoa desorganizada contribui para o estresse e para o esgotamento das energias cerebrais. São as evidências encontradas por cientistas da Universidade de Connecticut. A desordem física e mental cria um senso de que “ainda se tem muito a fazer”, o que é altamente desgastante. 

Por isso, organização é relevante sobretudo para o bem estar pessoal, pois a pessoa realiza as tarefas dentro do planejado e tem mais tempo para fazer outras coisas que gosta, como viajar, sair com os amigos ou a família. 

Ser organizado fortalece a concentração, pois a clareza na ação a se desempenhar evita distrações e a energia necessária para começar a pensar no que se deve fazer. 

Ser produtivo no trabalho começa com a organização. Portanto, aqui estão alguns elementos indispensáveis da boa organização: 



 

 

 

 

Além dessas dicas comportamentais, é importante que o seu ambiente físico esteja organizado e limpo, pois isso dá um senso de ordem e controle que ajuda na clareza mental. Então jogue o lixo no lixo, retire objetos desnecessários e limpe a sujeira aparente. 

Dado o que foi dito, para finalizar o check list do profissional produtivo, reveja todas as atividades do dia e veja o que foi cumprido e o que pode ser melhorado. Isso gera um senso de progresso e controle sobre a própria vida e trabalho. 

5 dicas para ser mais produtivo

Ser organizado no trabalho melhora 100% sua produtividade no trabalho. Porém, além de dicas sobre técnicas de organização é preciso melhorar outros setores da vida, pois a vida não é só trabalho. Por isso: 

Seja honesto consigo mesmo

 honestidade consigo mesmo

Por que quero ser produtivo no trabalho? Quais os meus sonhos? O que quero ser ou fazer de bom na vida?

 

Refletir sobre seus sonhos e objetivos ajuda a descobrir o que realmente motiva você. Sem motivação, é impossível agir. Por isso, defina com clareza o que deseja alcançar e os motivos por trás disso. Essa consciência fortalece seu propósito e aumenta sua motivação.

 

Anote essas metas e todo dia de manhã as releia para reanimar seu estado de espírito. 

Durma direito

Ser produtivo no trabalho dormir bem

Uma pessoa produtiva é uma pessoa com uma boa saúde. Por isso, foque em melhorar a qualidade do seu sono, pois é nessa etapa que o corpo descansa e se regenera. 

 

Por isso, estabeleça uma rotina de sono, se exponha ao Sol de manhã, evite beber café ou estimulante depois das 15h, evite comer ou beber muito até 2h antes de dormir e desligue telas e eletrônicos até uma hora antes de dormir, garantindo assim um bom estado para o sono. .

Faça meditação

meditação

Meditar de 10 a 30 minutos por dia melhora o foco, diminui o estresse e a ansiedade, tornando você mais consciente sobre o que está acontecendo em torno e na sua própria cabeça. faça por um mês e veja os resultados na sua produtividade do trabalho. 

Realize atividades físicas

Ser produtivo no trabalho exercício físico

Praticar exercícios tem tudo a ver com a melhora não só no seu trabalho, mas na sua vida. 

 

David Goggins afirma que “um corpo confortável gera uma mente desconfortável”. O sedentarismo não só contribui para problemas físicos, como diabetes e doenças cardiovasculares, mas também está ligado a disfunções mentais, como ansiedade e depressão.

Praticar atividade física regularmente, como academia, corrida ou lutas, traz inúmeros benefícios: melhora o controle emocional, aumenta a resistência e a disciplina, proporciona mais disposição e foco, além de melhorar a qualidade do sono.

Portanto, é bom achar um meio de se movimentar regularmente. 

Coma de maneira saudável

alimentação saudável

“Mente sã e corpo são” são dois fatores ligados intimamente. Porém, além dos exercícios físicos propriamente ditos, é preciso saber se alimentar bem.

 

Por isso, organize uma rotina de alimentação, evitando alimentos ultra processados e distribua bem seus alimentos em proteínas, carboidratos e gorduras. Seu foco e produtividade no trabalho agradecem. 

Tenha um hobbie ou mais

Ser produtivo no trabalho hobbie

Uma pesquisa britânica mostrou que ter um hobbie, como cuidar de plantas, fazer exercícios físicos ou trabalhos manuais pode diminuir o risco de derrames e doenças cardíacas em até 30%.

 

Além disso, essas atividades contribuem para a satisfação com a vida e o bem-estar mental.

Então, retire um tempo, uma ou duas horas, para fazer alguma coisa que gosta ou para aprender uma coisa nova, como tocar um instrumento, por exemplo. 

Por que ser produtivo no trabalho é importante?

Depois de ler nosso artigo, você compreendeu o que é a produtividade, como e porquê ser mais organizado, além de hábitos que contribuem para você ser mais produtivo no trabalho. 

 

Entendemos que a produtividade não é se desgastar em mais horas trabalhadas, mas sim em utilizar nossos recursos, incluindo o tempo de forma inteligente para alcançar nossos objetivos. 

 

Vimos que sem organização passamos muito tempo pensando qual atividade realizar, o que diminuía nossas energias. Com organização temos clareza e foco, o que inevitavelmente aumenta nossa produtividade no trabalho. 

 

Para além de técnicas de produtividade, vimos hábitos importantes para manter ou aumentar nossa saúde física, mental e nossa eficiência em nossa vida. 

 

É por isso que ser produtivo no trabalho envolve mais do que técnicas especializadas, mas uma mudança na nossa forma de ver o mundo e de agir nele. 

 

Eu convido, para aprofundar o seu desenvolvimento profissional, você dar uma olhada no nosso ebook sobre como aumentar sua produtividade, onde você encontrará um aprofundamento das técnicas aqui descritas. 

 

Com ele, você com certeza aumenta suas chances de subir na carreira, de subir o seu salário, de alcançar suas metas e de ser mais respeitado no trabalho. 

 

Tome a decisão mais importante da sua carreira e clique aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *