Você vem tendo queda de cabelo nos últimos tempos e não sabe o que fazer? Fique ligado e entenda o que pode ser e como tratar.
O problema da queda capilar em homens vem se tornando cada vez mais comum, principalmente entre a população mais jovem.
Para se ter uma idéia, 42 milhões de pessoas sofrem de calvície no Brasil e desse total 25% são jovens de 25 a 30 anos.
A queda capilar masculina não é algo somente estético, mas uma condição que afeta também o psicológico e o emocional do homem.
Por isso, é importante entender as causas desse problema e procurar alguma forma de tratamento.
O que pode ser queda de cabelo masculino
Na vida do homem, é comum uma certa quantia de queda capilar. Segundo especialistas, uma quantia normal vai de 100 a 150 fios de cabelo diariamente.
Porém, é sempre bom ficar atento à queda excessiva, observando os fios que caem no ralo do banheiro, na escova, no lugar de trabalho e assim por diante.
A seguir, vamos entender algumas das principais causas da queda capilar em homens:
Hereditariedade
A principal causa de queda capilar masculina é a alopecia androgenética, doença que é herdada geneticamente. Cerca de 80% dos homens apresentam algum grau de calvície relacionado a ela.
É bom ficar atento se o pai ou mãe são calvos, pois isso contribui enormemente para as chances de ficar calvo. Por isso, procure um especialista no assunto.
Estresse
Outra explicação é o alto nível de estresse. Quando se está estressado o corpo libera hormônios como o cortisol que afetam negativamente a performance capilar, pois levam a morte dos fios de cabelo.
Imunidade
Existem também uma série de doenças que contribuem para a queda capilar masculina, pois afetam o sistema imunológico. Tais como anemias, tireoide e lúpus, pois diminuem a quantidade de vitamina D e ferro no corpo.
Alimentação desequilibrada
Uma alimentação que não contenha os nutrientes necessários com certeza vai contribuir para a queda de cabelo. É importante consumir alimentos ricos em vitaminas, proteínas e sais minerais, que são encontrados em verduras, frutas, laticínios e em carnes.
É importante também evitar o uso de esteróides anabolizantes, o hábito de fumar e de beber, pois isso também contribui negativamente para a saúde do seu cabelo.
Eflúvio Telógeno
Outra causa para a queda de cabelo masculina é o eflúvio telógeno, que se caracteriza pela transição dos fios de cabelo da fase anágena para a telógena. Geralmente essa condição é causada por eventos muito intensos, como a quimioterapia, estresse prolongado ou cirurgias.
Desequilíbrio hormonal
Uma explicação possível para a queda capilar, são as mudanças nos níveis de hormônios, principalmente quando relacionado a doenças da tireóide, como o hipertireoidismo e o hiportireodismo.
Perda de cabelo tem relação com a testosterona?
Qual a relação entre a testosterona e a queda de cabelo masculina?
A testosterona é o hormônio sexual masculino, sendo produzido em maior parte nos testículos. Ele é responsável por inúmeras funções, como a regulação do humor, regulação da libído, o equilíbrio do metabolismo, sendo necessário, inclusive, para o crescimento capilar.
No entanto, a testosterona em grandes quantias pode afetar a saúde capilar. Isso acontece devido a conversão de testosterona em dihidrotestosterona (DHT), por meio da ação da enzima 5-alfa redutase, que converte a primeira na segunda.
Após constituída, a DHT se conecta aos receptores de andrógenos nos folículos capilares. Presentes neles, o hormônio diminui a fase de crescimento dos fios de cabelo, que com o tempo vão afinando, se miniaturizando, até não crescerem mais.
Após essa explicação, vamos entender algumas formas de tratamento para esse tipo condição:
- Remédios: há dois principais medicamentos. A finasterida, que diminui a conversão da testosterona em DHT, por meio da inibição da ação da enzima 5-alfa redutase. E o minoxidil, que aumenta o crescimento capilar.
- Transplante capilar: nesse procedimento, os responsáveis fazem uma transposição de folículos saudáveis de uma área para a parte desejada. Pode ser uma opção para quem tem muito pouco cabelo ou uma queda capilar excessiva.
- Laserterapia: é uma opção que vem mostrando muita eficiência. Nela, a luz do laser aumenta o trabalho das células capilares, assim, os folículos capilares são fortalecidos e renovados.
Antes de mais nada, é salutar notar que o tratamento é circunstancial e varia de acordo com o indivíduo, as preferências e o grau da calvice.
Por isso, para escolher um tratamento para a queda de cabelo masculina, a pessoa deve procurar um especialista no assunto, como um dermatologista ou um tricologista.
Em que idade começa a queda de cabelo?
A queda de cabelo masculina afeta é um problema comum e que afeta muitas pessoas de diferentes idades, sexos ou condições.
Contudo, ela vem afetando principalmente os jovens. A Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) realizou uma pesquisa mostrando que ¼ dos jovens de 25 a 30 anos padece de algum nível de calvície.
Essa calvície está relacionada, em geral, à já mencionada alopécia androgenética. Ela começa a se manifestar por volta dos 20 anos e se torna bem aparente aos 35-40 anos de idade.
Portanto, ligue o sinal de alerta caso seu pai ou sua mãe possuírem algum grau de calvície, pois isso aumenta a probabilidade de você desenvolver a condição.
O que o estresse faz com o seu cabelo?
Dentre todas as causas possíveis para a queda de cabelo masculina, o estresse é uma das mais comuns. Porém, a boa notícia é que esse tipo de situação pode ser revertida.
Em situações de estresse, o hormônio chamado cortisol, muito comum nesse estado de coisas, interfere diretamente no folículo capilar, barrando a entrada dele no estágio de crescimento, podendo resultar na morte capilar.
Então, se foi verificado que a causa da queda é o estresse, é possível tomar uma série de ações para o tratamento do problema.
Manter a prática regular de exercícios físicos, comer de forma saudável, meditar e usar medicamentos para a regulação do estresse e para a renovação capilar de acordo com as orientações do especialista consultado são boas maneiras de restaurar a saúde capilar.
Como tratar a queda de cabelo?
Depois de entender o que é a queda capilar masculina, quais as suas causas, a relação dela com a testosterona, a idade em que ela geralmente começa e o que o estresse faz com o seu cabelo, é hora de descobrir como tratar esse problema tão complexo.
As formas de tratamento variam de pessoa para pessoa e a depender da condição em que se encontra a saúde capilar.
Por isso, o tratamento da Manual é o mais completo do mercado, pois ele se adapta muito bem a todos os casos em particular de queda capilar masculina, tendo ótimos resultados.
Nele, pelo site da empresa, você faz uma avaliação particularizada com um especialista que avaliará o seu caso e indicará o tratamento mais adequado.
Então, para restaurar a queda de cabelo, você paga uma pequena mensalidade em troca de produtos de alta qualidade que serão entregues diretamente na sua casa
Por isso, chega de preocupações com a própria autoestima, de não ser respeitado no ambiente de trabalho ou de se sentir inseguro perto das mulheres.
Se interessou? Então clique no link abaixo e renove a saúde e vigor do seu cabelo.